Taiko
Percussão tradicional japonesa milenar. A palavra tanto pode definir a música de percussão executada com tambores japoneses, como o instrumento em si. Coberto por uma superfície de membrana animal, o TAIKO pode ser encontrado em diversas formas e tamanhos.

A partir da década de 70 começou a se tornar mundialmente conhecida. O som do "TAIKO" é empregado para designar tanto este tambor quanto ao gênero da música, de que é feita a partir dele presentes na história da música japonesa há pelo menos 1500 anos. É usado normalmente em cerimônias religiosas, festividades e em academias de artes marciais. Após a Segunda Guerra Mundial, está sendo largamente utilizado sob forma de shows artísticos no estilo "Kumidaiko" (combinação em grupo de TAIKO) com o qual está ficando mundialmente famoso. Esta forma foi introduzida por "Oguchi Daihachi", baterista de Jazz, pós-guerra, encontrando alguns documentos musicais antigos, posicionou os "TAIKOs" na conformação de uma bateria e várias pessoas tocando ao mesmo tempo num compasso forte, interpretando o ritmo escrito em ritmo forte.

Usado atualmente em danças típicas das províncias do Japão. Cada província possui estilos diferentes de dançar e tocar os tambores e as coreografias dos grupos associadas às batidas dos tambores revelam as peculiaridades de cada região.