o Mercadode trabalho na Área da Alimentação.
A expansão de grandes redes de restaurante e o crescimento do número de franquias, assim como qualquer outro segmento de mercado, gera ofertas de empregos. Restaurantes renomados e conhecidos são exemplo de redes que têm grande demanda e estão sempre em busca de profissionais na área da alimentação. O mercado de trabalho nesta área sempre seleciona profissionais por conta de novas aberturas de franquias e expansão da rede. No ano de 2014, o setor gastronômico gerou cerca de 50 mil oportunidades por conta da promoção da Copa do Mundo no país.
Cada rede de restaurante tem sua especialidade. Embora todos tenham como segmento alimentação e gastronomia, cada marca tem um foco gastronômico especial. Por exemplo existem lojas com a culinária especializada em outra cultura, como australiana, italiana, japonesa, chinesa, entre outras. Existem, também, lojas que oferecem alimentos mais rápido e prático como salgados, crepes, sanduíches entre outros.
A equipe de funcionários de um restaurante é composta, basicamente, por três áreas: a de alimentação, o setor adminstrativo e o salão de atendimento, onde os clientes são recebidos e servidos. Para cada área, existem funções que podem ser preenchidas por profissionais de diversos níveis de escolaridade e qualificação. Além disso, existem os cargos de auxiliar de serviços gerais, que são responsáveis pela manutenção, limpeza e conservação do estabelecimento.
