Danças Folclóricas
Uma das formas mais freqüentes que as comunidades de imigrantes e seus descendentes têm para manter a cultura de seus ancestrais é a criação de grupos folclóricos, que apresentam danças e músicas que, em muitos casos, só sobrevivem pelo trabalho destas pessoas, no resgate dos trajes, da coreografia, das músicas, enfim, de importantes e fundamentais.phpectos culturais que se transformam em sons e imagens das terras onde viveram ou de onde vieram seus antepassados.
Talvez a dança seja uma das atividades culturais mais marcantes e abrangentes, pois é a representação de uma memória, um estado de espírito, uma história ou mesmo de um pequeno momento na vida de um povo. Além disso, ela, muitas vezes, reúne outras artes, como o desenho (nas cores dos trajes e nos bordados), a música (com instrumentos típicos) e o teatro (na necessidade de "contar uma história").

Odori - As danças tradicionais
A leveza dos movimentos e as roupas típicas são as marcas registradas das danças tradicionais japonesas (mai ou odori), que surgiram na Antigüidade como parte das cerimônias religiosas. Dançava-se sobretudo para pedir fartura na colheita aos deuses. Só no período Edo (1603 - 1867), com o desenvolvimento do teatro Kabuki, a dança ganhou expressão artística. As ruas e praças públicas ganharam grandiosos bailes. A mais famosa dança era o bon odori.